segunda-feira, 7 de março de 2011

Vamos organizar um Cursinho em nossa Comunidade?



Vamos organizar um Cursinho em nossa comunidade?


A UNEafro Brasil - União de Núcleos de Educação Popular para Negr@s e Classe Trabalhadora,  é um movimento popular que reúne militantes da luta anti-racista, da causa das mulheres, do combate a todos os tipos de discriminação, da defesa da educação popular e da luta contra a exploração capitalista. Junte-se a nós!

Núcleo UNEafro

O que define a atuação de um núcleo é seu caráter comunitário, pelo qual a UNEafro constitui-se em um Movimento Popular que reúne mulheres, homens, donas de casa, operários, jovens, idosos, negros/as, nordestinos e os trabalhadores em geral, seus verdadeiros protagonistas.

Trataremos aqui exclusivamente de uma, entre as diversas formas de atuação: a organização dos Cursinhos Populares Comunitários Preparatórios para vestibulares, enem  e concursos.

Nossos Cursinhos são:

Além de espaço de estudo e aprendizado das disciplinas formais, nossos Cursinhos Comunitários atuam a partir da compreensão de que a educação se caracteriza como instrumento de luta contra desigualdades. O diálogo constante com a comunidade permite aos educadores reelaborarem o enfoque dado aos temas e atualizarem informações com interação com as disciplinas tradicionais. Os cursinhos cumprem o papel de levar para a sala de aula e para parcela da população a oportunidade de aprofundar temas próprios de sua realidade e provocar ações que visam a mudança.

Quem são os alunos dos Cursinhos Populares Comunitários?

Mulheres e homens negras(os) e da classe trabalhadora de maneira geral, expostas(os) à vulnerabilidade social, principalmente aquelas(es) que foram proibidas do direito à educação, com idade entre 17 e 80 anos


Sobre a Organização de um Cursinho

·         Grupo a partir de 4 militantes (Coordenadoras/es)

Um Núcleo de Cursinho Comunitário só é possível a partir da vontade e da ação de agentes locais. Para a organização de um Cursinho, é necessário que ao menos 4 pessoas aceitem o desafio de organizá-lo. A eles serão confiadas as tarefas de organização geral, busca do espaço físico, captação de professores, divulgação de vagas e gerenciamento dos estudantes e da dinâmica do Cursinho em todas as suas dimensões.

·         Espaço Físico

Defendemos a democratização do uso de equipamentos públicos. Por isso, a preferência em utilizar salas de aulas de escolas públicas estaduais e/ou municipais. Mas outros espaços podem ser aproveitados, tais como: salas de Associações Comunitárias, Sindicatos, Clubes, Igrejas ou espaços provados cedidos sem custo.


·         Professores dos Cursinhos

A busca por professoras(es) voluntárias (os) é fundamental para a existência do Cursinho. A(o) professora(o) pode dar aula uma vez ao mês, a cada quinze dias ou a toda semana, sempre de acordo com sua disponibilidade e com a necessidade do núcleo. Sugere-se que o Núcleo auxilie ao menos nas despesas de transporte de cada professor. Para isso é preciso organizar uma política de finanças própria e autônoma.

A condição acadêmica para ser professor(a) voluntario(a) é o conhecimento teórico na área e a vontade de colaborar. Desse modo, é aceita a colaboração de  estudantes  universitários de graduação ou pós-graduação, profissionais liberais e militantes sociais  que aceitem o desafio de assumir uma disciplina do ensino médio ou de formação política.


·         Contribuição mensal de alunos

Os Cursinhos Comunitários da UNEafro, como o próprio nome afirma, tem caráter COMUNITÁRIO. O fato de utilizar-se de instalações cedidas sem custo, ter professores solidários que não cobram pelas aulas e uma Coordenação militante, reduz radicalmente os custos de manutenção dos Cursinhos. Por isso é pedido aos estudantes uma contribuição mensal de no máximo R$ 20,00, para a manutenção da ajuda de custo para a alimentação e o transporte do professor solidário, bem como despesas de xerox, repasse ao Escritório Central e transporte da Coordenação. No entanto lembramos que o ideal seria que o Núcleo enquanto coletivo (Coordenadores, alunos e professores) elaborem uma política de finanças através de festas, bingos, saraus, pedágios, etc. Com isso, o custo pode ser zero ao aluno.


·         Formação Educacional e Popular

o    Aulas de Cultura e Formação Política

Tão importantes quanto às disciplinas “formais”, é o conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Cultura e Formação Política. Todos os Cursinhos devem promover estudos e debates acerca de temas sociais relevantes a sua Comunidade, sob critério de sua Coordenação. A carga horária para o trabalho desse conteúdo com as(os) alunas(os) deve ser igual ou superior ao tempo reservado para as demais disciplinas. A cada semestre serão construídas formas de medir a intensidade/qualidade do trabalho realizado com as(os) estudantes.

Devido a importância desse conteúdo, o núcleo deve ter uma equipe fixa responsável pelos encontros, disposta a preparar semanalmente as aulas, oficinas, dinâmicas, filmes, teatros e outras ferramentas de formação, em sintonia com as linhas políticas gerais do movimento.


·         Conteúdo Pedagógico

Nossos núcleos surgem das necessidades das comunidades e devem atender as especificidades colocadas. No caso dos Cursinhos Comunitários, as peculiaridades variam ainda mais. Há núcleos que funcionam apenas aos sábados. Outros funcionam apenas aos domingos. Alguns funcionam três vezes por semana, no período noturno, outros se organizam de segunda a sexta também à noite e outros atendem aos sábados e domingos. Há, portanto, uma variação na necessidade do funcionamento, bem como na oferta de tempo/disponibilidade de militantes/coordenadores e professores solidários. Por isso, observamos uma riqueza de modelos de organização dos cursinhos.

Ao mesmo tempo, há uma preocupação com a qualidade mínima no serviço a ser oferecido para a população. Se nos propomos a organizar Cursinhos Preparatórios para vestibulares, enem e concursos, devemos buscar atingir o propósito.

A partir da experiência acumulada, observamos a necessidade de que o Cursinho consiga ao menos 1 vez por semana trabalhar o conteúdo das seguintes disciplinas: Português/Gramática, Português/Literatura e Português/Redação; História Geral e História do Brasil; Geografia Geral e Geografia do Brasil; Biologia; Matemática; Física; Química; Inglês ou Espanhol e Cultura e Formação Política.

O mínimo ideal seria, portanto, 13 disciplinas. Se considerarmos aulas de 50 minutos, como se aplica nas escolas públicas do Estado, teríamos uma carga horária de quase 11 horas por semana.

Considerando que dificilmente os Cursinhos que precisam funcionar apenas 1 dia por semana (Sáb. ou Dom.) conseguem cumprir tal necessidade, estabelecemos uma carga horária mínima a ser cumprida, com as seguintes disciplinas: Português (Gramática, Literatura e Redação); História (Heral e do Brasil); Geografia (Geral e do Brasil); Biologia; Matemática; Física; Química e Cultura e Cormação Política.

Com isso, poderão ser constituídos Cursinhos que lecionem um mínimo de 8 disciplinas, que aplicadas em 50 minutos de aulas, compreendem uma carga de 6h40min por dia.


·         Material Didático

Há um permanente esforço do Escritório Central da UNEafro em SP, em colocar a disposição um Material Didático de alto nível e de baixo custo para os estudantes dos Cursinhos de toda a Rede. No entanto, devido a dificuldades financeiras, é comum que os Cursinhos desenvolvam Coordenações Pedagógicas autônomas e que estas, a partir do diálogo com os professores voluntários, elaborem material próprio e cotizem o valor das cópias a serem utilizadas em sala de aula.


·         Participação nas atividades oficiais do Movimento

a)              Os Cursinhos devem enviar ao menos 2 representantes (1 homem e 1 mulher) aptos a debater e decidir sobres os mais diversos temas, às reuniões ordinárias de Coordenadores de Núcleos, que acontecem todos os 2ºs Domingos de cada mês, às 10h, no Escritório Central da UNEafro, em SP (para Núcleos de SP);

b)             Na falta de representantes com a qualificação exigida pelo item “a”, o Cursinho deve enviar 2 pessoas (1 homem e 1 mulher) em fase de formação, para participar das reuniões na condição de observadores. Podem ser alunos, universitários bolsistas, professores ou apenas solidários. Tudo isso com o intuito de formar novas lideranças. (para Núcleos de SP);

c)              As Coordenações dos Cursinhos devem participar das assembleias anuais e reuniões extraordinárias do Conselho Geral da UNEafro (CGU), sob pena de submeter-se às deliberações encaminhadas.

d)             As Coordenações dos Cursinhos devem mobilizar os estudantes e comunidade local para participação de encontros gerais chamados pelo Escritório Central, a cada semestre e em ocasiões especiais, bem como mobilizações, atos e protestos, desde que convocadas previamente.


E aí, o que achou? Vamos organizar a UNEafro-Brasil em sua comunidade?

Caso tenha dúvidas, envie email para: uneafrobrasil@gmail.com


Estamos a sua disposição para trocar ideias e juntos somar forças na construção de um Movimento combativo e socialista!


Veja a DIVULGAÇÃO DE VAGAS DOS CURSINHOS:


Acesse nosso site: www.uneafrobrasil.org


Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário